Batukizer

Batukizer

Batukizer e a arte de escutar o Brasil por dentro. Uma conversa sobre afeto, garimpo e os mundos que só aparecem quando ninguém está procurando.

O Batukizer nasceu de uma escolha simples e radical. Escutar devagar. Carla Schack e Rasmus Schack mergulharam na música brasileira por curiosidade, ficaram por afeto e hoje formam um dos duos mais instigantes do nosso tempo. Eles não fazem arqueologia. Fazem presença. Passam horas com discos que quase ninguém ouviu, conversam com vendedores, colecionadores, pesquisadores e constroem mixtapes que revelam o Brasil que vive nas beiras, nos selos esquecidos, nas gravações que nunca viraram tendência. Enquanto o algoritmo tenta prever preferências, o Batukizer devolve o imprevisto. A surpresa. O susto bom. Essa é a assinatura deles. Uma combinação de rigor e caos, de pesquisa paciente e coincidências deliciosas que só aparecem quando o ouvido está realmente aberto. Nesta conversa, mergulhamos no processo artesanal do duo, na lógica intuitiva de dois garimpos diferentes que se encontram no mesmo ponto e na sensação de devolver ao mundo músicas que estavam silenciosas. Para completar, eles criaram uma playlist profundamente afetiva, um mapa sonoro dessa jornada entre Brasil e Dinamarca, entre o vinil sujo de dedo e a escuta generosa que move tudo. (English version below)

Lísias Paiva, editor-fundador

Vocês são conhecidos por trazer à luz músicas brasileiras que ficaram de fora dos holofotes. O que move essa vontade de revisitar o passado e trazê-lo de volta para o presente?
Lembramos sempre que a música do Brasil é tão rica que, quando você mergulha de verdade, é difícil sair. Queríamos criar um espaço nosso dentro desse universo. Por isso trabalhamos de forma temática, com mixtapes e playlists focadas em artistas e gêneros pouco celebrados, mas de altíssima qualidade. Também vemos nosso trabalho como continuidade de uma longa linhagem de DJs e diggers da música latino-americana. E vale dizer que o Brasil tem desafios socioeconômicos que tornam o vinil inacessível para muita gente. Já encontramos fãs com um conhecimento enorme mesmo sem colecionar discos. Não pensamos nosso trabalho como arqueologia. Pensamos como digging. Passar por muitas, muitas músicas para criar sets únicos com o nosso som. O Brasil tem um oceano de estilos, misturas e ritmos regionais que continuam surpreendendo.

O nome Batukizer carrega um mundo inteiro. Quando vocês encontram uma faixa perdida, como sabem que ela pertence a esse mundo? O que acende o sinal interno?
Nosso universo é guiado por qualidade, ritmo e curiosidade. Não temos uma regra. Quando aparece um som raro dá aquele salto no coração. Será que ninguém conhece isso? Será que podemos colocar no mixtape antes de outros DJs? Mas já aconteceu de outras pessoas redescobrirem a faixa no intervalo entre gravar e lançar. Faz parte. Toda música é redescoberta o tempo todo.

O deepbeep celebra o processo artesanal. Vocês vêm de um mundo pré-digital, onde o tempo do vinil e o tempo da escuta eram outros. O que sustenta esse ritmo lento no meio da cultura acelerada? O que essa lentidão ensinou sobre ouvir?
A música atravessa tudo na nossa vida. Escutamos e falamos disso todos os dias. Viemos de uma geração anterior ao digital, então parte disso é natural. Ao mesmo tempo, aproveitamos a conectividade atual. Também somos professores, então pesquisa e transmissão de conhecimento fazem parte da nossa rotina. Cada mixtape é um processo longo que envolve rascunhos, ensaios, coincidências e muita conversa. Pode levar meses até chegar no que queremos.

Vocês pesquisam juntos há anos, misturando intuições muito diferentes. Como funciona essa parceria? Onde um completa ou desafia o outro?
Rasmus pesquisa mais títulos. Carla pesquisa mais conteúdo. Ele vasculha ruas, lojas, redes. Ela prefere feiras e se conecta naturalmente aos ritmos, épocas e referências brasileiras. Hoje temos um estúdio próprio que facilita o processo, mas durante muito tempo tudo conviveu num apartamento pequeno com filhos e gato. Também temos várias séries de mixtapes em desenvolvimento ao mesmo tempo. O processo envolve uma seleção bruta enorme até chegar na viagem sonora final. Ensaiamos bastante antes de gravar. O improviso existe, mas tem estrutura.

O Batukizer costuma devolver ao mundo músicas que estavam silenciosas. Como imaginam a experiência de quem escuta esses sons pela primeira vez? O que esperam despertar?
É a sensação de pista quando você ouve algo incrível pela primeira vez. E a graça é que o Shazam não ajuda. Recebemos muitos comentários assim nos vídeos. Já aconteceu de tocar para um público que dizia conhecer música brasileira há décadas e ainda assim não reconhecer nada. Ou de alguém ficar sério a noite inteira e só sorrir quando percebe que aquele universo é muito maior do que imaginava. Não somos puristas. Tocamos para a pista. Queremos mostrar que esse som conversa com tudo. Durante anos os mesmos clássicos ocuparam o topo. Nosso trabalho tenta ampliar a conversa.

Acompanhe o trabalho do Batukizer
Batukizer no Instagram
Batukizer no YouTube

Agradecimentos: Piky Candeias Comunicação

Fotos: Caroline Bittencourt

.

.

Ouça a playlist do Batukizer no Deezer, Apple Music ou Amazon Music

Batukizer and the Art of Listening to Brazil from Within. A conversation about affection, digging, and the worlds that only appear when no one is looking.

Batukizer was born from a simple, radical choice: to listen slowly. Carla Alexandar and Rasmus Schack dove into Brazilian music out of curiosity, stayed out of affection, and today form one of the most intriguing duos of our time. They’re not doing archaeology. They’re creating presence. They spend hours with records almost no one has heard, talking to sellers, collectors, and researchers, and building mixtapes that reveal a Brazil living on the margins, on forgotten labels, in recordings that never became trends. While algorithms try to predict preferences, Batukizer returns the unforeseen. The surprise. The good shock. That’s their signature. A combination of rigor and chaos, patient research and delightful coincidences that only emerge when the ear is truly open. In this conversation, we dive into the duo’s artisanal process, the intuitive logic of two different digging paths that meet at the same point, and the feeling of giving back to the world songs that had gone silent. To complete the experience, they created a deeply affective playlist, a sonic map of this journey between Brazil and Denmark, between finger-smudged vinyl and the generous listening that moves everything.

Lísias Paiva, Founding Editor

You’re known for bringing overlooked Brazilian music back into the light. What drives this desire to revisit the past and bring it into the present?
We always remember that Brazilian music is so rich that, once you truly dive in, it’s hard to leave. We wanted to carve out our own space within that universe. That’s why we work thematically, with mixtapes and playlists focused on lesser-celebrated but exceptional artists and genres. We also see our work as part of a long lineage of DJs and diggers of Latin American music. And it’s important to say that Brazil faces socioeconomic challenges that make vinyl inaccessible for many people. We’ve met fans with immense musical knowledge even without collecting records. We don’t think of what we do as archaeology. We think of it as digging. Sifting through countless songs to create unique sets with our sound. Brazil has an ocean of styles, blends, and regional rhythms that continue to surprise us.

The name Batukizer carries an entire world. When you find a lost track, how do you know it belongs in that world? What sparks that internal signal?
Our universe is guided by quality, rhythm, and curiosity. We don’t have rules. When a rare sound appears, you feel that jolt in your chest. Could it be that no one knows this? Can we put it in a mixtape before other DJs? But it has happened that someone else rediscovers the track in the gap between recording and releasing it. It’s part of the process. Music is constantly being rediscovered.

Deepbeep celebrates the artisanal process. You come from a pre-digital world, where the time of vinyl and the time of listening were different. What sustains this slow pace within an accelerated culture? What has this slowness taught you about listening?
Music runs through everything in our lives. We listen to it and talk about it every day. We come from a pre-digital generation, so part of that is natural. At the same time, we take advantage of current connectivity. We’re also teachers, so research and knowledge-sharing are part of our routine. Each mixtape is a long process involving drafts, rehearsals, coincidences, and lots of conversation. It can take months until we reach what we’re looking for.

You’ve been researching together for years, mixing very different intuitions. How does this partnership work? Where does one complete or challenge the other?
Rasmus researches more by titles. Carla researches more by content. He scours streets, shops, and online networks. She prefers fairs and connects naturally to Brazilian rhythms, eras, and references. Today we have our own studio, which makes the process easier, but for a long time everything coexisted in a small apartment with kids and a cat. We also develop several mixtape series at the same time. The process involves a huge raw selection before we arrive at the final sonic journey. We rehearse a lot before recording. There is improvisation, but it has structure.

Batukizer often brings back songs that had gone silent. How do you imagine the experience of someone hearing these sounds for the first time? What do you hope to awaken?
It’s that dance-floor feeling when you hear something incredible for the first time. And the funny thing is that Shazam can’t help. We get a lot of comments like that on our videos. It has happened that we played for an audience who said they had known Brazilian music for decades and still didn’t recognize anything. Or someone stays serious all night and only smiles when they realize that this universe is much bigger than they imagined. We’re not purists. We play for the dance floor. We want to show that this sound speaks to everything. For years, the same classics stayed at the top. Our work tries to expand the conversation.


.

Aqui no deepbeep, cada entrevista vira uma playlist. Cada playlist, um jeito novo de ouvir.
E nossa curadoria não para por aqui: toda semana, enviamos novidades direto no seu e-mail.
Quer receber também? Assine a newsletter, o formulário está no rodapé.

Ouça também